Seguidores

sexta-feira, setembro 17, 2010

Visitas - Espanha

- Pra onde você gostaria de viajar?
- Pra qualquer lugar onde eu tenha amigos.

Fui convidado por um amigo espanhol a ir as festas de seu povoado, em seguida iria visitar uma amiga na Itália, Milão.

Nada me fascina mais do que a verdadeira cultura social. Visitar pessoas em suas vidas cotidianas.
Isso é, quando eu consigo "chegar lá"...



Logística:
Comprei passagens aéreas pela empresa de baixo custo que cite uma vez (Ryanair).
Dusseldorf (Weeze) ALE -> Zaragoza ESP -> Milão ITA -> Bremen ALE

O plano de ida era bem simples:
1 - Pegaria um trem às 5:20hr de Braunschweig, trocaria por outro lá pelas 7hrs, chegava ao aeroporto de Dusseldorf às 10hrs e teria ainda meia hora de folga pra esperar o vôo.
2 - Vôo a Zaragoza, pego um ônibus e em 2 hrs estaria em Alcañiz de onde meu amigo me buscaria de carro. Desde ai, mais meia hora de carro até o povoado dele.

Madrugada pré-voo.
Acordado às 3:30 com a mochila já semi-pronta e futucando no computador os lugares por onde passaria....
Com a logística já tão bem estruturada, resolvi conferi qual o terminal do aeroporto de Dusseldorf ficava a Ryanair...

e...

hum...

não tem?!???

Fui lesado pela nomenclatura: O aeroporto Dusseldorf (Weeze) não é em Dusseldorf, mas sim em Weeze, a nada menos que uma hora e meia em trem!!


Esqueçam todos os perrengues de viagem relatados anteriormente nesse blog.

Eu precisava de uma solução IMEDIATA para chegar lá até 10:30.
O plano anterior já não valia mais: Fechei a mochila de qualquer jeito, peguei a bicicleta e fui à noite sob um breve chuvisco até a estação de trem, pedalando a uma velocidade próxima a de uma antiga moto Vespa.

Peguei o trêm das 4:20. Até esse momento eu tinha apenas um papel com dois possíveis trajetos que me fariam chegar exatamente na hora na cidade de Weeze, mas não no aeroporto...
Foi via celular, que o Adam (com quem eu moro agora) ficou buscando na internet, e conseguiu um trajeto melhor.
Ok, "melhor" é relativo... na minha situação, "melhor" significa "o que chega mais rápido".

Comprei uma nova passagem, desembarquei em Hannover e  dali precisei pegar somente mais 4 outros trens e 1 ônibus. Eu não ficava sequer uma hora em cada trem e a adrenalina de baldear rapidamente entre eles, não me permitia mais que breves cochiladas
No final... cheguei ao aeroporto, peguei meu vôo. Tudo certo, até... meu celular bloquear!

Esqueci o código de segurança e ele bloqueou. Eu não tinha mais o número de telefone do meu amigo e não tinha a menor idéia de onde ele morava. Vou aumentar a velocidade dos fatos:
Internet -> Pego o telefone com outro espanhol -> Ligo -> Caixa Postal
Ligo do meu celular brasileiro -> Caixa Postal
Sento no chão da rodoviária -> Ligo incansavelmente (uma hora) -> Mando uma mensagem de texto (meia hora) -> Ele responde!!!!
Peguei o ônibus a Alcañiz (2hrs) -> Fomos de carro (30min)
E assim, que após uma pedalada, 5 trens, 1 avião, 3 ônibus e um pouco de carro, totalizando 16hrs de viagem, cheguei a Peñarroya de Tastavins!




Peñarroya de Tastavins
Um povoado do séc XIV com 500 habitantes, de idioma catalão, construído numa região de relevo acidentado, celebrando as festas em honra de S. Domingos de Gusmão e da Assunção da Virgem.



























Ao chegar, uma passada rápida na casa pra deixar a mochila, um "Hola!" a família e saímos para jantar com os amigos do Luís. Uma entrada e o prato acompanhados de vinho, pra sobremesa Torta de Whisky e pra fechar um quase cafezinho: Carajito é um café quente com rum.
Depois de uma noite não dormida e toda essa longa viagem, me bastou o jantar para ficar "alegre". Por um lapso de responsabilidade, resolvi não beber mais...


Essa noite haveria o Concurso de Disfraces. O grupo todo se fantasiava e fazia uma breve performance na praça da cidade...
Inserido no grupo do Luis, ficamos em segundo lugar. O prêmio? 6 garrafas de espumante... lá se foi minha responsabilidade!

A festa de noite contava com um palco na praça da igreja, como em qualquer boa pequena cidade.

No intervalo da banda, íamos a Peñas, que era um modesto cômodo separado das casas, com alguns sofás e tal, justamente para o pessoal se reunir.
Cada grupo de amigos possuía a sua e se organizavam para comprar as bebidas durante os dias de festa. Apesar de cada um ter a sua, a cada intervalo acontecia de irmos a uma diferente e sempre nos ofereciam o que quer que houvesse. Uaaaau, o que mais eu poderia desejar?!?!




Todo dia havia bingo. Use suas superstições favoritas! Cruze dedos, três pulinhos, troque seu bingo com alguém aleatório... nada disso funcionou pra mim.       =/




Segundo a tradição do povoado, as festas são organizadas pelos Kintos, isso é, os jovens que cumprem 18 no presente ano. Deixado de lado o tradicional (já sem uso) "requinte" de nossas festas de 15 anos, o traje lá é um macacão, com a cor a sua escolha.
Durante as festas, os demais jovens que já foram Kintos também os vestem um dia ou outro...

Não faz bem mais sentido que a maioridade seja marcada pela capacidade dos jovens se reunirem, dialogarem (eventualmente se estressar) e ao final, organizar um evento para sua comunidade local, do que apenas uma festa em bons trajes e uma valsa?!


*** ENFATIZO que esse é um costume dessa cidade e não do país inteiro.***

As festas eram bem familiares mas com o avançar da noite, geralmente no intervalo logo após o bingo, os adultos e crianças já começavam a voltar pra casa... enquanto nós iamos a outra Peña!
O show na praça acabava mesmo lá pelas 5:30 - 6hrs mas não significava que a festa tinha acabado: Dia sim, dia não, pegavam-se os instrumentos e saia a charanga.




Na região não há universidades de grande porte, portanto os jovens estudam em Zaragoza ou outra cidade maior. As famílias que residem no povoado possuem suas atividades econômicas, e os filhos auxiliam quando estão "em casa".
E assim a garota, que até pouco acompanhava a charanga, anuncia: Vou abrir a padaria em meia hora!
Abre-se a padaria -> todos comprarm seus lanches -> fecha-se o estabelecimento -> vamos a outra Peña qualquer.


No domingo já não haveria mais festas a noite. Haveria um grande almoço: Paella de frutos do mar!!



Se eu me diverti nas festas?


Respondido?


Segunda desci a Zaragoza, fizemos um turismo caminhando por umas duas horas.



Por acaso eu já comentei que prefiro a vivencia cotidiana?! Precisava conhecer os bares que ele frenquentava:






No dia seguinte: Vôo a Milano.

Arquivo do blog