Seguidores

quarta-feira, junho 23, 2010

TU Day

É uma feira voltada para o público externo. Neste sábado diversos institutos da universidade, empresas e órgãos locais expõem seus trabalhos.

As alemãs do meu andar pediram pra eu participar de um “jogo” no projeto de “Comunicação Intercultural” pra ajudar outros colegas de curso. Não ia entrar nessa sozinho... arrastei o máximo de gente que consegui.
O jogador receberia um mapa da Europa e tem como objetivo ir ao representante de cada pais e traduzir a frase que seria dita (na língua do país, é claro).


Flávio... mapa da Europa... to entendendo nada?!?
Representei Portugal, mas sem o sotaque deles, já que eu não sei imitar.



Minha frase foi: Tenho vinte e três anos, quantos anos você tem?

Problema 1:
Precisava ter tanto S em fim de palavra? Exigia de mim um grande poder de concentração para não trocar o S pelo X..

Problema 2:
A frase não é muito educada, pois diversas pessoas acharam que alem de traduzi-la era preciso respondê-la.
- Uma garotinha ficou gaguejando a idade;
- uma dupla de adolescentes mentiu “temos 16”(pra mais é claro);
- e a mãe que traduziu a frase e disse pra filha: “agora você responde a idade!”

O desafio maior na frase era o número 23. Consultei o turco, tcheco e lituano e em todas as línguas se diz “vinte (20) e três (3)”. Mas em alemão nãaaaaaaaao: “drei (3) und zwenzig(20)”

Essa leitura ao contrário dos números, combinado ao fato do jogador só conseguir traduzir o número três, geravam respostas do tipo: 35, 38 e teve ate um rapazinho mais gentil que achou que eu tinha apenas 31...




Acabado o jogo pude rodar as outras exposições, pegar uns brindes gratuitos e ate descolei uma cerveja num “chute a gol”!
Todos os stands visitados, nada mais pra ver... Fomos então pra área infantil pra pegar doces e acabei mesmo foi de cara pintada:



























E mantendo a lógica anterior: Eu não ia entrar nessa sozinho!



Arquivo do blog