Seguidores

terça-feira, maio 25, 2010

Berlim

Pra que planejar?

Quarta surgiu a opção Berlim com uma carioca, que esta morando em Paris. Estava a 1hora e meia de viagem e a 19euros de distância, mas não sabia ainda que horas chegava lá portanto esperei pra comprar a passagem.
Talvez tenha esperado de mais: 1:30 da madrugada de quarta para quinta entro no site e verifico que estou mais longe um pouco: 1hora e meia de viagem e 42euros, pois havia perdido o preço de compra antecipada.

Precisava de uma solução para estar em Berlim às 9h de sábado. Encontrei uma mulher que disponibilizava uma passagem por 12euros numa cidade a 40min daqui... lá fui eu pras minhas mais de 3hrs de viagem!

X-X

O albergue fica no lado oriental da cidade.. não foi preciso olhar no mapa pra isso. Via-se pelos largos prédios lado a lado, de desenho simples.

Chegamos bem a tempo de pegar aquele turismo gratuito caminhando pela cidade - o mesmo ao qual me referi em Amsterdam.


Brandenburguer Tor
Memorial as vitimas do holocaustro   -   e... esqueci!

Nessa viagem eu me superei.. tirei muito poucas fotos! Percebe-se não?

Após mais de 3hrs de caminhada, nada mais justo do que tirar um cochilo no gramado da Ilha de Museus.

Pro tempo que nos sobrava no dia: cúpula do parlamento.


















Começamos a noite nos juntando a um amigo brasileiro, que estava aquele dia em Berlim, pra “assistir” ao 2º tempo da final da Liga do Campeões. Seguimos pra uma região onde sabíamos que haviam vários bares.

Me deparei num edifício decrépito, totalmente pichado por dentro: Entramos!


(as fotos que se seguem não são minhas!!!)








Bares/Boates em todos os andares do prédio e no fundo, há um descampado com uma galeria de arte ao canto e o melhor: Um Bier Garten no mesmo estilo underground.



(tb não...)




















Saindo do pátio dos fundos, totalmente desconcentrado na vida, olhando a minha volta, eis que uma criatura se apóia numa placa de metal, que por sua vez tomba... NO MEU PÉ!!

A caminho de casa, entro na estação do metro e há um Pub Irlandês ao lado da escada rolante! Última cervejinha pra encerrar a noite? Com direito a música folclórica ao vivo e é claro, homens vestindo saias quadriculadas...


Um dia menos típico:
Pela manhã, mercado de pulgas (Flohmarkt) e, como bom turista: cerveja de trigo e salsicha no pão!

De tarde fomos a um tour “alternativo” com a mesma guia do freetour (posso juntar essas palavras? Ou peguei essa mania do alemão e estou desaprendendo todo o resto?)

Arte de rua, prédios tomados, pinturas no lado ocidental do Muro, ...



Descobrimos que a estação de trem que freqüentávamos desde o dia anterior é DO LADO de uma parte do antigo Muro de Berlim.


Outra grande revelação foi que o predio velho e todo pichado do dia anterior é parte importante na história da cidade: ( http://en.wikipedia.org/wiki/Kunsthaus_Tacheles )

E a placa que caiu no meu pé, nada mais é do que a Placa de Entrada do Tacheles!!
Que significa em Iídiche (lingua que eu não sabia que existia até sábado! - Sim, pode anotar esse comentário pra tirar sarro da minha cara) algo como: diálogo direto/honesto.

Me sinto até honrado por ter sido atingido por um patrimonio cultural!!










Fim do tour -> Carnaval berlinense!
( http://www.karneval-berlin.de/ )

Havia dois pontos distintos do evento.
O trem chegava por um viaduto por cima da área. Muuuuuuuuiiiiiiiita gente.

Sabia que encontraria algo fora do contexto de carnaval de qualquer brasileiro, mas o que vi em nada me decepcionou.
Até rolou uma batucada maneira!!








A noite nos juntamos ao Pub Crawl.


É um “tour” de bares:

Você vai ao primeiro bar e ganha cerveja de graça;
no segundo ganha shots pra cada cerveja comprada;
no terceiro eu mendiguei um shot extra;
no quarto estava agradecido de não me darem mais shot nenhum;
e o quinto é uma boate...!!











Nos dirigimos ao metro, verificamos nossa posição no mapa: uma estação de distância.

Bora voltar caminhando pelo Muro?




"Você aprendeu o que liberdade significa,
nunca mais o esqueça"
(tirei um "e" pra ficar melhor)









Há trechos “livres” no muro para quem quiser escrever ou desenhar..
Caneta a mão!

























Toda peripécia tem seu preço... o meu foi uma calça rasgada!



Meu último dia em Berlim foi o típico último dia de viagem: tempo chuvoso, preguicite pra levantar da cama, caminhadas lentas e despreocupadas..

Provei um prato conhecido local: O Schntzel alemão!! Que nada mais é que um filé empanado... nem toda experiência gastronômica pode ser vantajosa não?!  

O Museu judaico tinha, alem da exposição permanente, a “Até os super-heróis tem seus dias ruins”
E pra minha série de “palhaçadas”, lá estava o super-homem:
1ª tentativa, 2ª tentativa, 3ª ...



Eu realmente deveria ter praticado minha bananeira antes de ir ao museu!


De volta ao Memorial ao Holocausto, a chuva do dia deu um charme a mais as pilastras de concreto.
O monumento são varias fileiras que se pode caminhar livremente por um terreno desnivelado. Os blocos tem tamanhos distintos e alguns inclinados. A inspiração vem de um cemitério... e você realmente consegue ver a semelhança quando o olha por cima ou de longe.






Caminhar livremente ali dentro, pacientemente - sem a muvucada do free tour, gera uma sensação estranha.

Um pulo no parque pra constar:















Dificuldade Cultural:

Na maioria dos transportes públicos da Alemanha que usei (com excessão de alguns onibus) você simplesmente embarca! Não há roleta, não há cobrador.. NADA te impede de entrar.

Dai a grande dificuldade advinda da "má malandragem brasileira": Pagar!

É incrível a tentação de não comprar um bilhete, de preferir correr o risco de encarar uma fiscalização.

Se compramos bilhetes?! É claro... 4 bilhetes pro final de semana.
Tá ai minha contribuição pro transporte público da cidade.      =P


Volta pra casa:
Corro por albergue, pego a mochila, corro pro metro: entrada em obra!
Pergunto a álguem na rua por outra... pego o primeiro trem, 4 estações, baldeio.
Cidade grande demora. 21:55 e ainda faltavam 5 estações.
Liguei pro cara da carona e disse onde estava. Ele concordou em esperar.

Saio correndo que nem um louco pra fora da estação de encontro já 9 minutos atrasado e...onde que ele tá?

Ligo sob grande tensão, ele esta num posto de gasolina, mas aonde? não entendi porra nenhuma!!!

Havia uma moça do lado parada, perceptivelmente curiosa sobre aquela pessoa de mochilão, ofegante dando voltas em torno de si mesmo: Pedi pra ela conversar com o mitfahrer e me explicar! hahahahah
Sorte que a moça era mais mt mais esperta que ele e fez as perguntas certas.

Volta a correria: duas quadras, atravesso a pista fora da faixa, pulo um arbusto no canteiro central, outra pista e estou no ponto de encontro.

Ufa.. agora eu vou pra casa?! Não exatamente...


Volta pra casa, II Capítulo:
A carona era na verdade uma van de transporte coletivo. Somente eu viria para Braunschweig. O ponto onde ele me deixaria estava a 6km de casa, como eu havia conferido no googlemaps.

Chegando em Braunschweig de madrugada, desci da van. Um puuuuuta frio e eu não tinha a MENOR idéia de onde estava!

Fui ao McDonald em frente, comer algo e pedir informação: Fechado!

Fui ao drive-thru e havia um funcionário do lado de fora. Ele não sabia explicar muito bem e chamou outro..
Eles mesmo falaram que o caminho era meio complicado de descrever, tentaram desenhar num papel pra mim. (as ruas passam por dentro do complexo industrial)
Perguntaram se eu não conhecia ninguem com carro que eu pudesse ligar (e realmente eu não conheço)

Eis que o de caneta na mão conclui com toda sua habilidade cartográfica o desenho de mapa ao lado e me diz:
"Então você vai por ali."
- enquanto eu girava discretamente o caderno tentando entender onde começava -
"... é, hum.. ou se você quiser esperar uma hora eu posso te deixar em algum lugar"

Não pestanejei: Aceitei

Eu sei que algum dia vou acabar me dando mal nessas situações... mas pelo menos, não foi dessa vez!

Ele volta 5 minutos depois: Quer algo pra beber?
Prontamente recusei!


Não teve jeito... 15 minutos depois estava dentro do estabelecimento fechado, sentado em frente a uma bandeja.

Pra contribuir ainda mais com minha vergonha, outro funcionário me trouxe uma salada de frutas e disse: "pra mais tarde! esconde ai"

Confesso que cheguei em casa um tanto emocionado!

Arquivo do blog